O coco contém propriedades bactericidas, antioxidantes, antiparasitárias, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras e imunoestimulantes.
Os seus principais benefícios estão nas sementes, que quando amadurecem contém muitas vitaminas, minerais e oligoelementos, ou seja, nutrientes essenciais para o nosso organismo.
Além disso, o fruto contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos.
O coco é um fruto seco do qual se consome a semente, como já mencionamos. Geralmente é recomendado em dietas anti-stress, ou para ganhar peso, também como auxiliar no combate à osteoporose, para a saúde cardiovascular e para evitar a retenção de líquidos.
Principais beneficios:
- Hidrata: o fruto possui uma alta porcentagem de água e minerais que evitam a desidratação. É um bom aliado para os atletas de competição, Por conter baixo teor de gorduras e de açúcares, não oferece calorias. Além disso, em dias muito quentes, o coco é capaz de saciar a sede rápidamente.
- Remineraliza: também ajuda a regular a tonicidade dos músculos e melhorar as funções cardíacas.
- É antioxidante: alguns dos minerais que o compõem (selênio e zinco principalmente) o tornam um poderoso antioxidante. É por isso, também, que é muito utilizado em tratamentos de beleza, para preparar cremes e protetores solares.
- É energético: é ideal para consumir depois de um dia cansativo, de muita atividade física ou em lugares muito quentes. Também pode ser adicionado a batidos ou sumos de frutas (laranja, toranja, banana, etc).
- Regula a pressão sanguínea: isso ocorre porque suas gorduras saturas oferecem uma reserva de energia de extrema qualidade para o corpo. Esse tipo de gordura é encontrado na polpa (parte branca interna do fruto) e na água.
Foi demonstrado que a água de coco, líquido que só existe no fruto quando ainda não está maduro, tem um baixo teor de açúcares e gorduras, é rico em minerais e oligoelementos.
Em países tropicais, onde o coqueiro é abundante, consumimos a água fresca do fruto recém-extraído do pé. Nas praias é comum encontrar vendedores ambulantes oferecendo a água em diversos tamanhos de garrafas.
Tomar água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto. Ainda, possui propriedades antidiabéticas e hipoglicemiantes.
Outra maneira de consumir o coco é como óleo. Nessa versão, ele se converte na maior fonte de ácidos graxos que temos disponível, depois do leite materno. Serve para aumentar o sistema imunológico e ajudar o organismo a lutar contra doenças, bactérias, infecções e vírus.
Ainda não existe muita informação a respeito do óleo de coco, por isso é pouco utilizado. É indicado que seja o óleo natural e não o hidrogenado, dessa maneira, melhoraremos nossa saúde e reduziremos o colesterol.
Além disso, fará com que o metabolismo acelere, ajudando a perder peso, e a evitar problemas secundários e transtornos na tiroíde.
O óleo de coco também ajuda a proteger as células do coração e melhorar os sintomas da menopausa e da TPM.
Mais propriedades da água de coco
Além de ser muito boa para a saúde cardiovascular, a água de coco é quase igual ao leite materno, pois se comparada em termos de poder antioxidante, o que contribui para limpar os rins de substâncias nocivas.
Também é boa para a higiene interna do corpo, é recomendável para crianças, pois contém vitamina C, açúcar natural e muitos minerais. Serve para aliviar episódios de vômito, gases e problemas urinários.
Ajuda a a manter as funções renais, a digestão, as funções hepáticas; previne infecções, ajuda a controlar a diabetes e promove a regularidade intestinal. Alivia a tensão no pâncreas e os sistemas de enzimas, serve para tratar doenças vesiculares e manter a pele hidratada, lisa e suave.
Sem comentários:
Enviar um comentário