A semente de chia tem propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México).
A Chia é mesmo poderosa?
Sim, o seu teor de ômega 3, um poderoso antiinflamatório, já a qualifica como superalimento. Este nutriente foi banido drasticamente da alimentação moderna. Resultado: achamos normal estar doente a partir dos 30, usar óculos depois dos 40, ter câncer, diabetes e ficar senil aos 60.
A semente de CHIA, assim como a de linhaça e a de cânhamo (ainda não chegou no Brasil) são valorizadas porque são alimentos que apresentam mais ômega 3 do que ômega 6 em sua composição lipídica.
E, fazer uso destas sementes, cruas e germinadas, irá aumentar o consumo de ômega 3, portanto reduzir (modular) o excessivo consumo de ômega 6 da alimentação moderna. Assim, acessamos uma chave importante na conquista do equilíbrio hormonal, fundamental para a saúde plena (ecomedicina).
Todos os outros alimentos (mesmo os do reino vegetal), todas as demais sementes, têm muito mais ômega 6 que ômega 3. Exceção para as folhas verdes e as frutas vermelhas e cítricas.
Mas as necessidades humanas - a cada refeição ou lanche - são de 3 partes de ômega 6 / 1 parte de ômega 3. Entretanto, na alimentação moderna a relação que normalmente ocorre é > que 20 partes de ômega 6 / 1 parte de ômega 3.
O seu efeito de absorver e reter a água devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem procura emagrecer, Já que pode intensificar a sensação de saciedade.
- Os principais componentes da semente de Chia são:
- Os principais componentes da semente de Chia são:
- Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
- Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
- Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
- Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
- Proteínas: É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
- Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
- Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.
Sem comentários:
Enviar um comentário