Organizar espaços pequenos é um desafio. Mas você pode numa semana, deixar tudo em ordem: os quartos, os roupeiros, o escritório, a casa de banho e até a cozinha. Vou ensinar-lhe como!
Já lhe aconteceu comprar o shampoo que lhe faz falta ou aquele material para acabar aquele projeto de artesanato e quando está a arrumar a casa descobre que afinal já o tinha comprado? A mim já me aconteceu encontar 3 frascos de shampoo iguais. Sim é verdade, fiquei algum tempo sem arrumar a casa de banho....
O truque é organizar, arrumar e deitar fora o que já não precisa, assim fica mais fácil encontrar o que precisa.
Com estes 39 truques você vai ver que a sua casa vai começar a ficar funcional. Aqui tem um calendário com truques para o fazer em sete dias.
Dia 1 e 2 Organizar a Sala-de-estar.
2- Crie um lugar perto da porta drua para deixar as chaves, telemóveis, carteiras e a correspondência. Pode ser uma bandeja ou prato que encaixe na decoração.
3- "Demasiadas fotos poluem o meio ambiente", dizem os peritos em decoração. Portanto, coloque as fotos juntas sobre uma mesa lateral ou use o porta-retrato digital a outra opção é deixar um álbum na mesinha de café ou um caderno de scrapbook com as suas fotos favoritas.4- Mantenha os CDs e os DVDs em organizadores ou caixas decorativas. Se quiser mantê-los nas suas caixas originais, limpe-as regularmente para evitar a poeira.
5- Os copos e pratos que não se encaixem na cozinha, pode guardá-los num móvel próprio para esse fim, como um armário ou uma cristaleira. Use os copos que sejam diferentes e sem par para montar um pequeno bar. Para isso, coloque as garrafas de vidro e copos numa bandeja sobre um aparador.6- Organize os quadros da parede. O centro de quadro deve ser de 1,6 m do chão. Acima das armações móveis devem ser distribuídos simetricamente do centro do armário. Coloque-os 25 cm acima do sofá encosto e 20 cm do aparador. Antes de perfurar as paredes de teste que você vai gostar do novo layout dos quadros. Para fazer isso, cortar bocados papel com as dimensões do quadro, cole-os nos locais desejados, afaste-se um pouco e veja se tudo está alinhado.7- Crie novos hábitos. Cada vez que comer na sala de estar, leve os pratos e os copos para a cozinha; deite fora regularmente os jornais velhos; mantenha as malas e os casacos no cabide da entrad cada vez que chega da rua. E não deixe espalhadas as chaves, as carteiras e os casacos por todo o lado.
Dia 3: Organize os papéis e a mesa do computador.
9- A mesa do computador deve ter o mínimo de objetos. Tenha um porta-lápis bonito, uma pasta ou arquivo e uma agenda.
10- Reduza a quantidade de papel em cima da secretária. Quando receber novos papéis, jogue fora o que é desnecessário, como envelopes ou cartões promocionais.11- Mantenha apenas o que é necessario para que possa exercer a sua função, arquive os outros documentos como faturas e documentos necessários, como comprovantivos de pagamento de contas por exemplo.
12. Coloque os acessórios como agrafadores clips e furadores dentro de uma gaveta. Os desenhos das crianças e postais de amigos podem ser transformados em decorações para as paredes.
Dia 4: Organizar e limpar o quarto.
Quarto
13- Em primeiro lugar, jogue fora revistas e jornais velhos, papéis e lixo que esteja espalhado.
14- Reduzir o número de objetos na mesa de cabeceira, tudo o que você precisa é de um bom livro, um candeeiro e de um biblot ou uma moldura.
15- Arrume os livros numa prateleira ou estante por tamanho ou pela cor das lombadas se assim preferir. Limpe-os com um pano seco uma vez por semana.
16- Doe os brinquedos não utilizados e deite fora que estão estragados e sem conserto. Arrume os brinquedos restantes em diferentes caixas ou cestos,por tipos de brinquedos por exemplo: carrinhos, bonecas, legos etc... Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças sabem onde guardar os brinquedos. Se eles não podem ler, desenhe o tipo de brinquedo num etiqueta e cole-a na caixa.
17- Comece novos hábitos nesta semana de organização! Todas as manhãs, retire do quarto os objetos que não pertencem ao espaço, como canecas, pratos, livros e, claro, a roupa suja
.18- Faça a cama, e você vai ver que tem meio caminho andado. Se acha que é difícil de fazer, use um edredom assim quando acordar, basta esticá-lo.
19 -Antes de ir para a cama, pendure e guarde a roupa que você vai usar novamente, vale a pena instalar ganchos para pendurar cabides no quarto. Peças sujas deve ir para uma cesta ou um saco de roupa suja.
Dia 5: Organize as roupas e os sapatos do armário
Closet
20- Primeiro, tire para fora do armário os casacos e as roupas que estejam à muito tempo sem serem usados para apanhar ar. Doe as roupas que não usa à mais de seis meses. Deite fora aquelas que já estão muito velhas e danificadas.21- Separe as roupas de inverno e de verão, do trabalho, de fim de semana e as de ficar em casa. Dobre malhas, roupas de ginástica e T-shirts. Essas peças podem ser guardadas em gavetas ou prateleiras. Camisas, vestidos, blusas e fatos devem ser pendurarados em cabides.
22- Coloque as roupas da estação atual no armário de mais fácil acesso. No inverno, mantenha os casacos pesados em cabides de madeira para que fiquem bem acomodados. No verão, guarde-os em sacos porta-fatos para protegê-los das traças.
23- Organize a roupa de acordo com uma lógica que você preferir: temporada, freqüência de uso, tamanho ou cor. Eu costumo fazer toiletes, ou seja junto a busa com a saia colocando os cabindes juntos, penduro os acessórios no cabide e voi-lá.... de manhã poupo uns bons minutos.
24- Fazer pilhas de cascos ou de tshirts com poucas peças, assim vao amarrotar-se menos e são mais fáceis de tirar, quando precisar.
25- Dobre a roupa de cama e organize-a em conjuntos, colocando os lençois dentro de uma das fronhas. assim ficará com os conjuntos de lençois orgaizados.
26- Enrole as toalha em rolos apertados, vai ver que se o fizer quase não precisa de os passar a ferro. Guarde-as em prateleiras ou gavetas.
27- Organize os sapatos num lugar onde possa vê-los todos de uma vez. Utilize uma prateleira deslizante daquelas que funcionam como gavetas e coloque no fundo do roupeiro. Sapateiras atrás das portas, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar antes de os arrumar.
28- Se tiver que os guardar numa gaveta encha-os com papel de jornal para evitar que deformem. Se forem botas coloque um recheio dentro do cano alto como por exemplo os rolinho de piscina. Outra opção é punduralas num cabide com molas.
Dia 6: Enfrente o caos da cozinha.
Cozinha29- Comece por lavar a loiça, limpar o fogão, a bancada e por fim as portas dos armários. Deixe em cima da bancada apenas os utensílios e os pequenos domésticos de uso diário, como a máquina de café, a lata do pão etc.30- Organize os armários. Empilhe os pratos num armário de fácil acesso. Faça diferentes pilhas para cada tipo de prato. Organize também os copos, alinhe-os por tipo e tamanho. Pendure as canecas com ganchos no topo das prateleiras.
31- Coloque os talheres nas gavetas com divisórias internas e separare os garfos das facas e colheres. Outra solução é colocá-los num recipiente alto recipientes. Se você tem crianças em casa, use acessórios que travem as gavetas destes utensilios mais perigosos para elas.
32- Instale divisores no armário para manter lá panelas, formas, travessas e bandejas, torna-se mais fácil de removê-los. Empilhe as panelas e organize as tampas de plástico em uma caixa ou uma gaveta.
33- O material de limpeza deve ir para uma cesta de plástico e sem cobertura. Basta traze-lo para o balcão quando você precisar usá-lo.
Dia 7: Coloque tudo em seu lugar na casa de banho.
Casa de Banho34-Comece por deitar fora as embalagens vazias produtos abertas há mais de seis meses e os que já estão fora da validade ou fora de uso.
35- Produtos como pasta de dentes, desodorizante. Armazene-os numa caixa sobre o balcão para facilitar a limpeza. Mantnhar escovas de dentes num copo.36- Deixe apenas os produtos utilizados no chuveiro durante o banho. Substitua as esponjas de dois em dois meses, livrando-se dos fungos e das bactérias.
37- Divida os produtos em categorias, por exemplo, produtos para unhas, cabelo ou corpo e coloque-os em gavetas com divisórias, caixas de plástico ou de papelão. Mantenha um stock de materiais de higiene na casa de banhocomo papel e higienico ou pensos higienicos. Se tiver pouco espaço, deixe pelo menos um reserva, para não ficar sem stock no momento em que mais precisa. Separe-os em caixas de plástico, fáceis de lavar.
38- Escovas de cabelo, pentes e secadores de cabelo podem ir para as gavetas. Se o banheiro não tem espaço, tenha em caixas de plástico transparente por baixo do lavatório. Outra opção é armazená-los em carrinhos com rodas. Você também pode pendurar o secador em cestinhos presos com ganchos instalados no interior da porta dos armários.
39- Mantenha a cortina da casa de banho sempre corrida.A casa de banho fica com um aspecto mais arrumado.
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