Porque é que o seu cão fica tão excitado quando voçê chega a casa?


Passadas oito horas ou um mês, ninguém lhe  vai dar melhores bem-vindas que o seu cão. Ele vai pular, andar á sua volta, cercá-lo, ladrar, lançar-se  ao seu rosto para o encher de lambidelas ... Isto pararece-lhe familiar? Não é alegria, é felicidade de vê-lo. Porque é que o seu cão reage de modo eufórico? Veja como a ciência tem estudado este comportamento e tem algumas conclusões muito interessantes.

Porque é que o cão está excitado por voltar a ver seu dono?




A verdade: nós gostamos de receber muita atenção de nosso animais de estimação. Há alguém em casa que o receba melhor? Mas devemos confessar que esta reação é desproporcionada. Então, o que é isso?

Sabemos que os cães têm a inteligência emocional como uma criança humana de dois anos. Isso significa que ele é capaz de sentir medo, alegria, tristeza, ciúme ... Mas tal como com um menino de 2 anos é incapaz de ir para além das emoções. Ele se sente, mas não pode ser questionado sobre esses sentimentos e emoções.

Sabemos também que o cão é um animal social que está organizado em matilhas. Bem, estudos recentes mostram que os cães sabem que os seres humanos são diferentes da sua espécie, no entanto, muitos anos de evolução paralela com os seres humanos, tornou apesar de sermos de diferentes espécies que os vimos e fazemos sentir como parte da família. Tanto assim, que eles formam conosco, laços como os que se formam como os pais com seus filhos.

As matilhas de cães funcionam como um todo, em que cada membro tem sua função, mas todos vão na mesma direção. Todos os membros vão caçar juntos, jogar juntos, e se algum deles quiser tomar a iniciativa de ir sozinho, o resto da matilha vai aceitar a situação como algo natural.

Sabemos também que os cães não entendem a temporalidade. Isso significa viver o presente, esquecer o passado e não se preocupar com o futuro. Nesse sentido, quando você sair pela porta, o seu cão não sabe se você voltar. Em contraste com o que acontece com uma matilha de cães selvagens que as decisões tomadas livremente pelos seus membros, em casa o seu cão não pode tomar essas decisões. Você não pode decidir para orientá-lo para trabalhar, fazer compras ou onde quer que vá. Numa visão simples: Como você vai sair pela porta, e o obrigou a ficar em casa e o trancou com a incerteza de saber se hoje é o dia que você voltar ou não oo se nunca mais vai vê-lo novamente. Para ele, é totalmente natural.

Acontece que você vai voltar em algumas horas! Você entende a alegria exagerada de seu cão? Mas, é que isto deve ser adicionado outros fatores: Ficou sozinho por horas, o que para ele foi totalmente chato, com pouca atividade física, sem qualquer motivação ... Para ele quando você volta para casa, não é apenas a alegria de que o vai ver outra vez, mas porque você vai também fornecer outras motivações: Companhia (essencial para um animal tão social), afeto, jogos, atividade física  etc.

Nas matilhas de cães selvagens, os cães que retornam ás suas famílias são recebidos pelos seus membros com lambidas no rosto. Estes laços não só ajudam a fortalecer o vínculo dos membros de um grupo, mas também para lhes dar a informação de onde você esteve,com quem vocês foram, etc. É por isso que o seu cão quando o cumpri de alegria.

A felicidade tão exagerada de seu cão ao vê-lo novamente é plenamente justificada, e a saudação com lambiladelas é uma necessidade para ele, então deixe-o  desfrutar do ritual e tirar proveito de alguém que realmente sentiu sua falta e  está realmente contente de o ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário