BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALHO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO

Benefícios da alicina e dos fitoquímicos presentes no óleo de alho para a saúde do coração e prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Benefícios do óleo de alho para o coração
Fitoquímicos e a alicina contribuem na prevenção e no tratamento de diversas doenças.
O óleo de alho pode ser encontrado em cápsulas de alho extraídas de destilação a vapor ou em forma líquida. A fabricação do óleo de alho cru é realizada através de alho picado, amassado e marinado em óleo vegetal, ou, também, através da destilação a vapor.

Benefícios do óleo de alho para o coração


O alho é composto de uma substância denominada alicina, responsável por provocar o cheiro característico do alho. Além da alicina, é dotado de um alto teor de enxofre, selênio, arginina (aminoácido) e flavonoides, um tipo de fitoquímico que possui ação benéfica para o organismo.
Um dos inúmeros benefícios que o óleo de alho proporciona para a saúde é a sua atuação no sistema cardiovascular. O consumo do óleo de alho atua diretamente em fatores como a hipertensão, colesterol alto, doenças coronárias, ataques cardíacos e no retardamento do desenvolvimento da aterosclerose.
Estes benefícios são provenientes, principalmente, da substância que o alho produz, a alicina, que contribui na prevenção e no tratamento de diversas doenças, e dos seus fitoquímicos. Além disso, o alho possui propriedades antioxidantes essenciais para combater os radicais livres do corpo.
De acordo com estudos realizados durante um período de quatro anos, comprovou-se que os indivíduos que consumiram 900mg de alho por dia, tanto em forma de óleo, quanto em cápsulas e em pó padronizado, apresentaram retardamento no desenvolvimento da aterosclerose. Foi constatado também que o alho é capaz de agir como um diluidor do sangue, colaborando na prevenção de ataques cardíacos e derrames. Sua atuação também se mostrou eficaz no combate ao acúmulo de placas nas artérias, capazes de bloquear o fluxo de sangue.

Contraindicações e efeitos colaterais do óleo de alho

O consumo do óleo de alho em altas doses é capaz de ocasionar reações alérgicas, mau hálito e possíveis odores corporais. Tanto o mau hálito quanto os odores são menos característicos no consumo de óleo de alho em cápsulas. O excesso de consumo também pode provocar dores de estômago, diarreia e azia. Além disso, é altamente recomendado não consumir o óleo de alho antes de cirurgias ou durante a gravidez, pois suas propriedades contribuem na diluição do sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário