ABACATE: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
Benefícios, usos, efeitos e propriedades medicinais do abacate (abacateiro)
As partes medicinais do abacate são a casca, fruta, folhas e sementes. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais, estomacais, anti-helmínticas, anti-periódicas e antidiarreicas. A sua celulose tem propriedades afrodisíacas e emenagogas. Em diferentes partes do mundo, é indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais.
As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas. A decocção de sementes pulverizadas é usada como gargarejos para dor de dente, também, uma parte da semente colocada na cavidade do dente para aliviar a dor.
O fruto do abacateiro é uma boa fonte de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, C E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro, contudo, é pobre em cálcio. A sua fruta tem alto valor energético, sendo que cada quilo comestível da fruta supostamente fornece uma média de 1000 calorias. O seu conteúdo mineral é considerado maior do que em qualquer outra fruta fresca. Por ser um fruto altamente calórico e gorduroso, o abacate não é indicado para pessoas que fazem regime para emagrecer ou manter o peso.
O seu fruto (abacate) possui um óleo rico em proteínas. As suas folhas tem um óleo volátil com metil-chavicol, dd-pineno e parafina, além de serem ricas em isoramnetina, luteolina, rutina, quercetina e apigenina. A sua semente tem saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides. Estudos apontam que o extrato da folha tem propriedades anticonvulsivas, além de ser redutor da glicose.
Contraindicações e efeitos colaterais do abacate
O abacate é rico em gorduras e pode aumentar os níveis de colesterol.
Sem comentários:
Enviar um comentário